Por que fazer cursos é tão importante?

Realizar um novo curso, seja ele técnico, profissionalizante ou outros, indica o desejo de “crescimento” pessoal ou profissional. A importância de realizar um novo curso está atrelada a agregar valores, principalmente voltados para o ingresso ou evolução no mercado de trabalho.

Em 2019, o Senac-DF realizou pesquisa encomendada ao Instituto FSB, com 1.078 pessoas. Um dos pontos de investigação, voltado para quem fez ou faz cursos profissionalizantes, foi se esses cursos facilitaram o ingresso no mercado de trabalho, ajudaram a mudar de emprego para uma ocupação melhor remunerada ou auxiliaram a conseguir promoções ao longo da carreira; a nota foi sempre acima de 6, em uma escala de 0 à 10. Quanto ao grau de utilidade dos cursos, a eficiência é confirmada pelos que já trabalham na área do curso, sendo que 93% deles enxergam a capacitação como útil ou muito útil.

Além dos cursos serem de suma importância para o mercado de trabalho, eles são capazes, ainda, de fazer toda a diferença no seu dia-a-dia, ajudando você a ser alguém, digamos, mais interessante, além de favorecer sua capacidade de se comunicar e se relacionar melhor.

Para que compreenda mais facilmente a importância de fazer novos cursos, deixamos alguns pontos abaixo:  

Aprender uma profissão – Cursos, sejam eles curtos ou não, ensinam você a exercer uma profissão, contribuindo com seu ingresso no mercado de trabalho; se você foi além do Ensino Médio, você tem, aproximadamente, 48% mais chance de conquistar uma vaga. Cursos profissionalizantes e técnicos são excelentes para quem busca objetividade e rápida qualificação.

Aperfeiçoamento na área – Se você já tem um curso, é importante buscar ter algo a mais que o seu concorrente tenha. Nesse momento, um segundo curso fará toda a diferença, isso significará que você tem mais conhecimento sobre a área. O mercado busca os trabalhadores mais capacitados, especializados.

Atualização – É de sua importância a atualização constante. Empresas procuram profissionais que estejam atualizados com as tendências, técnicas, normas, tecnologias, relacionadas ao trabalho a ser executado.

Currículo / Processos seletivos – É por meio do currículo que você pode (ou não) ser convidado para uma entrevista de emprego, portanto, o que consta (ou não) em seu currículo poderá ser um “divisor de águas” para que você seja selecionado.

Certificação – Realizar cursos com certificados é também um importante ponto, pois o documento é uma comprovação inquestionável de seus conhecimentos. Aprender no YouTube é bom, mas não é o suficiente se você busca ingressar ou crescer no mercado formal de trabalho. Certificados são exigidos em situações como processo seletivo empresarial, concursos públicos e outras.

Se comunicar melhor – Conhecimento é fundamental para quem deseja se comunicar bem. A comunicação é umas das mais importantes habilidades de um bom profissional. Com uma boa comunicação você será capaz de merecer atenção, conquistar credibilidade, cooperação, importantes amizades, e muito mais. Além, ainda, de ser capaz de desenvolver mais facilmente relacionamentos também no âmbito pessoal.

Ser alguém mais interessante – Se você tem conhecimento, mais facilmente se tornará alguém “interessante”. Afinal, ninguém gosta de conversar com uma pessoa que não tenha conteúdo, seja em um círculo de amizade, de profissionais da mesma área que você ou de outras áreas. Há, inclusive, diversas opções de cursos voltados especificamente para o desenvolvimento pessoal.

Essas são algumas das razões pelas quais os cursos são tão importantes em nossas vidas. Então, se procura ingressar ou crescer no mercado de trabalho, se desenvolver profissionalmente ou mesmo pessoalmente, a Luumenz pode ajudar você!